Região que irá sediar a 3ª Edição do Desafio KOM é reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO

O conjunto de bens naturais e culturais, formado pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual de Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, a Reserva Ecológica da Juatinga e o Centro Histórico de Paraty, que juntos formam uma área de mais de 200 mil hectares, foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO na última sexta-feira (05/07), com a decisão anunciada pelo Comitê do Patrimônio Mundial, reunido no Azerbaijão.


A Serra da Bocaina tem a sua importância histórica vinculada ao Caminho do Ouro, que era a rota do escoamento do ouro de Minas Gerais até o Porto de Paraty e será o cenário da nossa terceira edição do desafio KOM que acontece no dia 01 de Setembro, com largada e chegada no município de Silveiras, que conta com uma natureza encantadora, com lindas cachoeiras, clima de montanha e está localizada na Rota dos Tropeiros (antiga Estrada São Paulo - Rio de Janeiro), pois com a riqueza gerada pela mineração, havia estímulo para uma série de atividades paralelas, urbanas, reforçando a atividade das tropas, que no lombo dos animais transportavam os mais variados produtos e ainda cumpriam o papel de mensageiros. O próprio nome da cidade é devido a um antigo rancho de tropeiros que pertencia a Família Silveira. A Fundação Nacional do Tropeirismo foi criada em 1986, com o objetivo de pesquisar o ciclo do tropeirismo e a sua influência na formação da cultura brasileira. Em sua sede, instalada em um antigo casarão do século XIX, no centro de Silveiras, funciona um restaurante com culinária típica, uma hospedaria, uma biblioteca e um museu, além de espaço para eventos e exposições.

Durante o percurso da nossa prova de Ciclismo de Estrada, os ciclistas irão pedalar por mais duas cidades da região, pois o trajeto vai até São José do Barreiro, passando pelo município de Areias.

Semana: 15 a 21 de julho

Terça: 15min aquecimento + 4 x (6min em Z2 + 4min em Z3 + 3min Z4) + 10min soltar e relaxar, utilize a zona (Z4) para intensificar a força utilizando 90-95% da frequência máxima. Procure percursos prioritariamente planos.

Quinta: 10min aquecimento + 40min em subidas de 1 a 2km de extensão + 10min soltar e relaxar.  Nas subidas pares utilize volantão, impares volantinho. Recupere na descida.

Sábado: 10min aquecimento + 65km e percurso com altimetria variada. Mantenha frequência entre Z2 e Z3.

Bons treinos :)

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