Os principais benefícios para vida de quem pedala

Atualizado: Mar 5



Já existem diversas pessoas que usam as bicicletas como meio de transporte para facilitar sua rotina nas grandes cidades ou como forma mais barata de chegar a algum lugar. Mas também vem crescendo demais os ciclistas-atletas, homens e mulheres que praticam o ciclismo com regularidade e são praticamente profissionais das duas rodas.


Se você é como eu, fissurado pelos longos percursos de pedal, já deve ter percebido que quando não treinamos, o nosso corpo sente a diferença. Isso porque andar de bike com frequência traz inúmeros benefícios para nosso corpo e mente.


Agora, se você é do tipo que está na dúvida se pedalar é um esporte pra você, vou deixar aqui várias provas de que esta vai ser uma ótima escolha.


Saúde Física


1 - Emagrecimento

Pedalar acelera demais nosso metabolismo, isso significa que a queima calórica do corpo tende a ser mais acelerada. Essa vantagem com certeza auxilia demais no emagrecimento, tanto é que as academias são lotadas de bikes para treino indoor.


2 - Previne doenças cardiovasculares

Quem se locomove sempre de bike, tende a ter os músculos do coração mais fortalecidos e menor teor de gordura no sangue. Isso evita doenças como O derrame, a pressão alta e o ataque cardíaco.


3 - Ajuda na recuperação de lesões ósseas e artrite

Como é um exercício que auxilia na força, equilíbrio e coordenação motora, pedalar com regularidade contribui para a saúde das articulações e pode prevenir doenças como: osteoartrite e osteoporose.


4 - Diabetes

Outro benefício físico é a redução do risco de ter Diabetes. A prática de ciclismo tende a deixar os níveis de açúcar no sangue mais estáveis. De acordo com estudo dinamarquês, publicado no jornal PLOS Medicine, pessoas que pedalam por pelo menos 30 minutos por dia reduzem até 20% do risco de desenvolver diabetes.


Saúde Mental


1 - Melhora o desempenho do sono

Uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Stanford revelou que as pessoas com insônia que pedalaram de 20 a 30 minutos dia sim, dia não, tiveram uma melhora de 50% na ausência de sono, e dormiram até 1h a mais por noite.


2 - Diminui o Estresse

Já está comprovado que fazer exercícios físicos ao ar livre é muito benéfico para reduzir os níveis de estresse. “Isso ajuda a colocar seu ciclo circadiano novamente em sincronia, e também livra seu corpo do cortisol, hormônio de stress que evita um sono profundo e regenerativo.” Explica o Professor Jim Horne do Centro de pesquisa do Sono da Universidade de Loughborough


3 - Depressão, Ansiedade

Outro benefício à Saúde Mental é o auxílio no combate à depressão e ansiedade. Andar de bicicleta favorece aos níveis de endorfina, o que dá fim ao mau humor, favorecendo assim o seu bem-estar.


Você que já é praticante do ciclismo, deve ter lembrado de outros benefícios que sentiu depois de começar, mas um que me deixou bem felizão é que além destes itens, pedalar nos deixa com uma aparência mais jovem!


O dermatologista Dr. Christopher Rowland Payne explica: “O aumento da circulação através do exercício entrega oxigênio e nutrientes às células da pele de forma mais eficaz, enquanto auxilia na eliminação das toxinas prejudiciais. O exercício também cria um ambiente ideal para otimizar a produção de colágeno dentro do corpo, ajudando a reduzir o aparecimento de rugas e acelerando o processo de cicatrização”.


Então, partiu aproveitar cada um desses benefícios? Já te convido para competir ciclismo de estrada no Desafio KOM!

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