Os 5 melhores lugares para pedalar em São Paulo

Olá Gorilas! Nas grandes cidades temos dificuldade em encontrar um lugar ao sol em meio a tantos carros e motos, e para quem pedala em São Paulo, separamos alguns dos melhores lugares para andar com a sua bike.



Pico do Jaraguá

Para chegar é melhor ir de carro pela Rodovia dos Bandeirantes ou Anhanguera, que são bem sinalizadas. Faça um bom alongamento antes de iniciar o percurso de 4,5km, que possui uma inclinação média de 7% e máxima de 18%. A vantagem de quem pedala pelo Pico do Jaraguá é que durante toda a aventura o ciclista é cercado por árvores que o protegem do sol, reduzindo o desgaste. Esse pedal é indicado para ciclistas de nível avançado e que procuram treino de intensidade e com bastante subida.

Marginal Pinheiros

Sem o trânsito de carros e com uma pista livre a sua frente, a ciclovia de 21,5 km margeando o Rio Pinheiros é um excelente local para a prática do ciclismo. A pista possui um piso plano com diversas lombadas e a ciclofaixa entre a linha do trem e o rio é perfeita um pedal sozinho, com os amigos ou a família. Para quem está buscando treinamento é preciso chegar bem cedo, especialmente aos finais de semana, quando o local fica bem movimentado e impossibilita que seu treino alcance impulso. Funciona todos os dias das 5h às 19h30 e por passar embaixo de um viaduto que está temporariamente interditado, a administração municipal anunciou a implantação de uma ciclofaixa provisória ligando a ciclovia da Avenida Pedroso de Moraes à Estação Pinheiros, motivada pelo aumento do uso de bicicletas na região após os problemas no viaduto.

Campus da USP

O ponto mais conhecido pelos ciclistas de São Paulo é o Campus da USP, e sua pista de destaque é a tradicional raia olímpica, ou “bolinha”, uma rotatória muito utilizada para treinos intervalados. Para quem procura um treino de subida, o destino é a Rua do Matão, que oferece um ótimo treino para os corredores. E para quem precisa treinar antes do trabalho, as pistas da USP oferecem a vantagem de abrirem bem cedo, às 5 da manhã. Durante a semana, a movimentação de carros na Cidade Universitária é grande, por isso, a dica é pedalar por lá aos finais de semana ou bem cedo, como faz a maioria dos ciclistas.

Estrada dos Romeiros

Muitos ciclistas consideram que a Estrada dos Romeiros, em Cabreúva, é o local mais completo para pedalar na região de São Paulo. São 65,5 km com desnível acumulado de aproximadamente 1200 metros. As poucas retas longas surgem mais nos primeiros e últimos 20 quilômetros e no restante do percurso é subida e descida o tempo inteiro, necessitando de um bom preparo físico. Para chegar pegue a rodovia Castelo Branco e vá até o km 48, onde há um posto de gasolina em que você pode estacionar seu carro. A estrada é de pista simples e não possui acostamento, o que exige cuidado redobrado, embora o fluxo de carro não seja intenso, principalmente aos domingos.

Riacho Grande

Outra dica é a Estrada Velha de Santos, que fica na região do Riacho Grande (próximo à São Bernardo do Campo). O trecho da estrada para a prática do Ciclismo começa no clube da GM e segue em direção do Parque Nacional da Serra do Mar. Com 8km de extensão, a ida e a volta tem cerca de 16 km, e está localizada às margens da represa Billings, que aos finais de semana recebe muitas famílias e pescadores. O terreno não chega a ser montanhoso, com subidas curtas e pouco inclinadas, sempre seguidas de uma descida, fazendo com que as médias de velocidade se aproximem de uma estrada totalmente plana. Aos sábados e domingos o movimento de ciclistas é grande, sendo melhor iniciar o treino bem cedo, quando o trânsito de carros ainda é pequeno. No local há ambulantes vendendo água, refrigerantes, água de coco e caldo de cana, garantindo a hidratação.

Sugestão de Treino da semana:

TERÇA: 10' aq + 60', sendo: (5' em Z3 giro a 80rpm + 5' em Z4 giro livre + 10" leve) + 5' leve + soltar e alongar

QUINTA: 15km em Z2 + 10km em Z3 + 6x subidas de 1km aprox em Z2/Z3, giro mais alto + + Soltar e alongar

SÁBADO: 65km, podemos dividir o treino em 4 partes:

1a - Z2

2a - Z3

3a - Z3 big gear, menor giro

4a - Z2

Legenda: Aq = Aquecimento | KM= Quilômetros | 20'= o apostrofe é minutos | Z1, Z2, Z3, Z4,Z5 = Zonas de frequência cardíaca - 50-60% Muito Leve - Z1 60-70% Leve - Z2 70-80% Moderado - Z3 80-90% Intenso - Z4 90-100% Máximo - Z5

Um abraço do Gorila, bons treinos.

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