História do Ciclismo

Existem várias histórias de como surgiu o ciclismo e uma delas que pode ser atrelada ao seu surgimento vem com o escocês Kirkpatrick MacMillan, que apostou com um cocheiro, em 1842, que faria o percurso Glasgow-Carlisle mais rápido de bicicleta que a carruagem do cocheiro e MacMillan venceu a aposta.


O ciclismo começou como esporte na Inglaterra durante o século XIX e desde esta época as bicicletas foram aperfeiçoadas para alcançar grande velocidade. A primeira grande prova de ciclismo foi realizada em 1869 na França, e o vencedor foi o inglês James Moore de apenas 18 anos com uma bicicleta de madeira, com aros e pneus de ferro, esta bike está atualmente exposta no museu Ely, em Cambridgeshire, na Inglaterra. Ele percorreu uma distância de 135 km (84 milhas) em 10 horas e 25 minutos, entre Paris e Rouen.


Em 1890 foi construído o primeiro velódromo em Paris, na França. Os franceses foram os grandes incentivadores para o crescimento da modalidade. Em 1903, o francês Henri Desgranges criou a volta da França, conhecida como Tour de France, evento de competição de estrada que é considerada a prova mais importante no circuito Mundial.

E por falar em Tour de France não podemos deixar de mencionar que é um evento exclusivo para profissionais do ciclismo, mas como a grande massa dos amantes da bike são amadores, espertamente, os organizadores deste mega evento promoveram uma etapa para quem não tem toda aquela performance, assim foi criado o L'Étape, uma etapa que reúne multidões para pedalar um trecho em estrada que foi percorrido pelos profissionais. Com o seu crescimento, foram desenvolvidas etapas em vários países que carregam a marca L'Étape, não que o evento faça muito jus ao Tour de France, mas sim como uma forma de reunir muitos amadores que gostam do Ciclismo de Estrada, e há algum tempo incentivadores do esporte trouxeram a marca para cá e denominaram L'Étape Brasil, conquistando muitos adeptos.

Antenado nesta onda do ciclismo mundial e expertise no mercado, a Yellow Casco criou em 2018 o Desafio KOM, uma prova de Ciclismo de Estrada que supera as expectativas dos atletas, promovendo um evento inclusivo aos ciclistas, cuidando de cada detalhe, desde o atendimento até o percurso escolhido. Como dizemos, é um evento de atleta para atletas! Esperamos você em nosso próximo evento!

22 visualizações

REALIZAÇÃO

APOIADORES