REALIZAÇÃO

APOIADORES

Como escolher a iluminação ideal para a bike?

Atualizado: Mar 5

Manter a bike iluminada é um item fundamental para a segurança de todo ciclista que pedala em ambiente escuro. Apesar deste detalhe parecer óbvio, infelizmente não é raro nos depararmos com bikes transitando à noite nas rodovias ou no perímetro urbano sem nenhuma iluminação e percebemos o quanto estes ciclistas ficam expostos aos perigos do trânsito, simplesmente por não serem vistos.



As luzes para bikes estão ficando cada vez mais leves e menores, e ao mesmo tempo oferecem uma iluminação maior e melhor


Tipos de Luzes

Uma bicicleta bem iluminada é equipada com luzes dianteiras, laterais e traseiras para garantir a sua visibilidade para motoristas e pedestres. Para pedalar após o anoitecer, especialmente longe dos centros urbanos, a sua luz dianteira precisa ser eficiente para proporcionar uma iluminação adequada a sua visibilidade, e também que você possa enxergar tudo à sua frente. O importante é ver e ser visto!

Entre as opções que encontramos no mercado, ocorrem variações na intensidade da luz emitida e o tipo de bateria utilizada. Normalmente o que as diferencia é o número de diodos emissores de luz (LEDs)/Lumens e se utilizam baterias recarregáveis ​​ou descartáveis. Atualmente as lâmpadas de LEDs são as mais disponíveis, com a vantagem de serem mais eficientes, duráveis e intensas. Para medir a quantidade de luz que uma lâmpada emite é usada a unidade de medida Lúmen, e sua quantidade costuma ser indicada na embalagem. Quanto maior a quantidade de lúmen, mais ela ilumina.

Se você estiver pedalando dentro da cidade e com as ruas iluminadas, pode preferir uma luz dianteira com um feixe de luz estreito. Porém, se o seu pedal for em estradas ou trilhas mais escuras, você pode optar por um feixe de luz mais amplo, para uma melhor visão periférica. Verifique as suas necessidades e preferências, escolhendo o mais apropriado.

Baterias Recarregáveis

Os sistemas recarregáveis ​​possuem baterias de íon de lítio e podem ser recarregadas inúmeras vezes, tornando uma alternativa mais econômica, além de manter a luz com boa qualidade até o esgotamento da carga, enquanto os sistemas que usam baterias alcalinas, é notado um escurecimento progressivo da iluminação, durante a sua vida útil.

Opções de Montagem

A maioria das unidades recarregáveis permite que o ciclista alterne luz contínua de baixa potência e luz brilhante de alta intensidade

Os faróis podem ser montados no guidão ou no seu capacete. Para passeios noturnos, você deve considerar utilizar os dois modos. Os feixes de luz montados no capacete são guiados pelos movimentos da sua cabeça, então, a área iluminada pode se ampliar para o lado direito e esquerdo, permitindo visão lateral. Já a luz do guidão ilumina a região frontal de maneira contínua, possibilitando que você seja notado por carros e pedestres.

Luz traseira: pode ser montada em seu capacete, bolso ou preso ao selim/canote da bike. Alguns também podem ser montados na parte traseira, próxima aos freios.

Luz lateral: costuma ser montada nos raios das rodas ou no quadro da bike.

Dicas para Ajudar na Hora da Compra

A primeira dica é que você compre um sistema que se encaixe perfeitamente na sua bike. Por exemplo, se você quer colocar a iluminação no guidão, certifique-se que o conjunto que você está comprando se encaixa no diâmetro do guidão da sua magrela, assim o produto será montado no local recomendado pelo fabricante, sem adaptações e com melhores resultados .

Certifique-se que a sua iluminação pode suportar diferentes condições climáticas. Embora a grande maioria dos vendedores digam que sim, antes de confirmar sua compra leia as especificações do fabricante e procure a opinião de pessoas que já utilizaram este produto.



Semana: 19 de Agosto a 25 de Agosto

Terça: 10min aquecimento + 2x (8min Z2 + 7min Z3 + 5min Z4-Z5) + 10min - Soltar e relaxar

Quinta: 15min aquecimento + 60min em subidas com 1 a 2km de extensão + 10min Soltar e alongar 

Sábado: (curto) 10min aquecimento + 65km em altimetria variada em rítimo de prova (longo) 10min aquecimento + 110km em altimetria  variada em rítmo de prova

Bons treinos :)

2 visualizações